Tuesday, December 19, 2006

Meus Vizinhos

Ok, eu não ia falar nada, mas hoje foi a gota d'água.

Eu explico...

O prédio em frente sempre me chamou a atenção, não só por tomar toda a vista da janela, mas também porque desde criança eu sempre gostei de olhar pelas janelas a uma certa distância... era como brincar de boneca, eu ficava vendo os sofázinhos, os quadrinhos, as plantinhas (lembra que eu ficava vendo à distância, né? ficava tudo pequenininho... e de perto não tinha graça).

Mas voltando ao assunto, o prédio do outro lado da rua.

Todos os moradores de lá tem uma coisa em comum (alías todos os moradores da rua parecem ter a mesma mania), eles todos deixam as cortinas fechadas - ajuda a combater o barulho e o sol maluco do Rio de Janeiro. Então em nunca tive muito para olhar, chato, mas é a vida.

Não que nada nunca aconteça... tem o vizinho que colava folhas de jornal na janela ao invés de colocar cortina. Um dia ele mudou para papel pardo, foi a grande mudança da semana, pouco depois ele se mudou... será que teve alguma relação? Hum... acho que não.

Tem um outro vizinho (lá pelo sexto ou sétimo andar) que tem uma daquelas luminárias brancas redondas enormes... vira e mexe eu acho que é a lua cheia e fico achando tão lindo que eu posso ver a lua subindo no céu... leva uns dois minutos para eu me tocar que estou vendo a luz do vizinho (de novo) - mas já estou melhorando, da última vez foi algo do gênero:

"Olha a lua cheia, que linda... droga, é a luminária do vizinho, cai nessa de novo!"

Viu, foi quase imediato. Um dia eu chego lá.

Sim, estou desviando do assunto de novo. Voltando...

O tal vizinho que mudou, eu notei por que um dia eu olhei para o outro lado da rua e não tinha nada na janela (nem no resto do apartamento). Pena, o Seu Jornal era divertido, de vez em quando ele ficava dançando na frente do espelho - acho que ele estava malhando e queria ver os músculos (eu espero), mas ai ele foi embora e as janelas ficaram lá, desprotegidas... a sala e o quarto vazios...

Um dia eu olhei e tinha cortina nova no pedaço. Ha! Vizinhos novos, legal. Eram (ainda são) cortinas dessas comuns, cremezinhas... deve ser gente de mais idade, as cortinas eram dessas inteirissas, de tecido. Jovens preferem aquelas tipo paineis (um monte de tirinhas que vc pode abrir, rodar para entrar mais luz sem ter que abrir as cortinas deixando os vizinhos xeretas - que nem eu! - espiarem a sua casa). E as cortinas novas viviam fechadas. Normal.

Um dia as cortinas abriaram! Era dia de faxina e eu finalmente ia conhecer os meus vizinhos novos... sem chance, era só a faxineira. Mas deu para eu dar uma olhada lá dentro... era tudo branco! Sério, tudo, o que vc imaginar, tudo branco - laqueado! Cadeiras, mesa, cama, cabeceira, molduras dos quadros... eu não vi cor nenhuma em lugar nenhum!

Mas tudo bem, a casa é dela (fala sério - com essa decoração tem que ser uma solteirona morando sózinha ou um casal e o marido é um chato) e se ela acha legal assim que ela desfrute da casinha imaculada por muitos anos.

Mas não foi isso que me fez finalmente vir falar dos meus vizinhos... não foi nem o fato de outro vizinho ter posto cortinas VERDES - verde mesmo, verde com força e com vontade, verde folhinha nova, limão! - na sala dele (e, vai por mim, os móveis não combinam com a pobre cortina).

A gota d'água foi a tal imaculada vizinha... digo, a vizinha da casa toda branca, ela decidiu aderir ao espírito natalino. Colocou luzes (brancas) nas janelas e montou a árvore de natal... ganha um doce quem descobrir a cor do pobre arbusto... e dos enfeites... e das luzinhas que piscam toda noite.

Será que ela vai tocar Bing Crosby cantando "white christmas" na noite de natal?

3 Comments:

At 8:59 AM, Anonymous Anonymous said...

Putz...
Solteirona? Sei não...
Essa descrição me lembrou a descrição de apartamentos de homens psicóticos, do tipo que aparecem em filmes como em 9 e 1/2 Semanas de Amor ou então Dormindo com o Inimigo...
Bizarro...

 
At 6:36 AM, Anonymous Anonymous said...

Sim!
É um piercing!! :)
Gostei da tela da artista.
Gostei da mulher.
Gostei do nome do quadro (pele vermelha), que acaba fazendo referência aos índios e ao tema paz x guerra... rs

 
At 10:36 AM, Anonymous Anonymous said...

Que meda!! E que vida mais triste, assim sem cor nenhuma, sem alegria, sem movimento, dá até dó.

Pensamento absurdo: e se seu vizinho for daltônico e não conseguir ver cores? Só assim pra explicar a escolha :D

 

Post a Comment

<< Home