Tuesday, October 10, 2006

Filmes da semana

Dia desses - já deve ter mais de mês - ficamos sócios de uma nova locadora que estava com uma promoção de 'pegue mais filmes do que é saudavel assistir por nem tanto dinheiro assim' - embora eles dêem outro nome e fizemos a festa. Impressionante a quantidade de filmes clássicos que eles tem (além dos mais recentes, é claro).

Já assisti uns três filmes da pantera cor-de-rosa, 'Esses homens maravilhosos (?) e suas máquinas voadoras', um filme do Jakie Chan que é uma refilmagem de 'a pocket full of miracles' e eu nem sabia que existia, 'Jesus Cristo Superstar', 'The most dangeous game' - não sei o nome em português, 'O dia em que a terra parou' e por ai vai.

Três merecem destaque:

'O maquinista' . Filme com Christian Bale (Império do Sol, Batman Begins e zilhões de outros). Tenho que dizer que o filme é bom e o Christian Bale é melhor ainda - e não, não é por que ele é bonito nem nada do gênero. Justamente o oposto, ele consegue estar repulsivo de tão magro nesse filme (considerando que ele teve fez Batman Begins logo em seguida onde ele estave muito bem de saúde, obrigada, a magreza dele é ainda mais impressionante. Estamos falando de magreza do tipo africano em campo de refugiados, para se ter uma idéia).

Por que então eu 'tenho' que dizer que o filme é bom? Por que eu não consegui assistir. Me deu nervoso. O personagem dele sofre de insônia crônica e está a um ano sem dormir, óbvio que ele sofre as consequências disso. Ele não sabe mais o que é real ou o que é delirio dele, acidentes acontecem na fábrica em que ele trabalha - um dos caras perde um braço... enfim, é um filme nervoso, cinza, claustrofóbico até nas cenas ao ar livre de tão opressivo. É maravilhosamente bem feito, mas eu simplesmente não consigo me fazer fivar sentada na frente da televisão e assistir um filme desses.

De qualquer maneira vale a pena nem que seja só para conferir a extensão da mudança do ator.

Outro que nós pegamos... Nós, o Lúcio, ele que pega esses filmes mais densos e alternativos. Casar com intelectual tem suas disvantagens.

Mas voltando à vaca fria...

Outro que nós pegamos foi 'Adeus, Lenin'. MUITO BOM. Não esperava que fosse gostar tanto e estou recomendando para todo mundo. É uma comédia sobre a vida de uma família na Berlin oriental e o que muda com a queda do muro, especialmente com a mãe, membro fervoroso do partido, tendo estado em coma durante 08 meses, justamente quando aconteceram as maiores mudanças e a família recebendo a noticia de que agora que ela acordou ela não pode ter grandes choques (tipo ser informada de que agora o comércio é livre, o governo no qual ela acreditava caiu, o sistema politico foi alterado e da grande festa que foi a demolição do muro). Dá para imaginar o que eles aprontam para não 'perturbar' o estado de saúde da mãe? Basta dizer que a mãe fica surpresa ao descobrir um grande outdoor da Coca-cola no prédio em frente e ainda mais ao descobrir que 'cientistas soviéticos provaram que na verdade a fórmula da coca-cola é uma invenção socialista roubada pelos gananciosos capitalistas' e agora a venda é liberada. Hilário. Vale a pena.

O terceiro e último destaque vai para 'Senhora Anderson apresenta'. Comédia maravilhosa sobre o Teatro Windmill que, em plena segunda guerra mundial e indo contra todo o senso de decoro britânico, decide apresentar mulheres nuas no seu palco. Judi Dench e Bob Hoskins estão impagáveis... mas devo admitir que sou fan da Judi Dench de carteirinha desde Mrs. Brown e é claro das participações dela nos filmes do 007 como 'M'.

Oh, e já que estou falando de filmes... Estou louca para assistir 'Eragon'. Já vi o trailes e mal aguento esperar Dezembro, quando vai estrear nos cinemas. Espero que seja tão bom quanto promete.

E é isso, meus passos como critica de cinema nesses caminhos tortos por ai.

2 Comments:

At 4:01 PM, Anonymous Anonymous said...

Essa madrugada assistimos "Senhora Anderson apresenta".

QUE FILME FANTÁSTICO!!!

Adoramos a dica!!! O próximo da nossa lista é "Adeus Lênin".

Obrigado, Shell!

 
At 1:26 PM, Blogger Claudio "Number 6" Delamare said...

"O Maquinista" eu assisti por indicação de um cara da Fábrica (a.k.a. "trabalho diurno"). tinha ouvido falar sobre ele na SET meses antes,acabei esquecendo, e quando aluguei é que caiu a ficha. Muito angustiante e igualmente bom. Aliás, também comecei a pegar diversos filmes ue eu deveria ter visto há tempos e não tinha. A propósito: se acho o filme angustiante, fuja do (ótimo, aliás) "Babel". Ou leve uma pá pra tirar a terra de cima do peito depois.

"Eragon" eu estava pilhado pra ver, mas (sabe-se lá por que) perdi a pilha. Mas devo acabar vendo em DVD. E se puder,não perca "The Prestige" (também com Bale) e "O Ilusionista".

E eu já escrevi demais :)

 

Post a Comment

<< Home